O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) anunciou nesta terça-feira (29), a abertura dos editais do Processo Seletivo 2026, oferecendo oportunidades em cursos técnicos (integrados e subsequentes) e de graduação. As inscrições acontecem de 4 de agosto a 15 de setembro, exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do IFMG. Os candidatos aprovados iniciarão as aulas no primeiro semestre de 2026.

As 4.823 vagas são destinadas a candidatos que desejam ingressar em uma das 18 unidades da instituição, distribuídas em diferentes regiões de Minas Gerais: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Três modalidades de ingresso

O Processo Seletivo 2026 é composto por três editais, cada um referente a uma modalidade de curso:

  • Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Edital 786/2025) – Destinados a estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. Nessa modalidade, o aluno faz o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo, no IFMG;
  • Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio (Edital 784/2025) – Voltados para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja obter uma formação técnica profissional em uma área específica;
  • Cursos de Graduação (Edital 785/2025) – São os cursos superiores do IFMG, como bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Abertos a candidatos com Ensino Médio completo.

Cada edital contém as regras específicas, o número de vagas por campus e curso, além de detalhar os critérios de seleção.

Taxas e condições de pagamento

A taxa de inscrição é de R$60 para os cursos técnicos integrados, R$30 para os cursos de graduação e gratuita (isento de taxa) para os cursos técnicos subsequentes.

O pagamento da taxa deverá ser realizado pela “Área do candidato”, no site do Processo Seletivo 2026. Os interessados terão acesso ao PagTesouro do Governo Federal, podendo efetuar o pagamento da taxa por meio do PIX, cartão de crédito (diversas bandeiras) ou via boleto GRU simples (recebido apenas pelo Banco do Brasil).

Além disso, candidatos que se enquadrem nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica ou escolas públicas poderão solicitar isenção da taxa, no período de 4 a 20 de agosto.

 Opção de concorrência

Durante a inscrição, o candidato tem a possibilidade de indicar até três cursos de interesse, desde que sejam oferecidos no mesmo campus. A seleção, no entanto, seguirá uma hierarquia rígida: se o participante atingir a pontuação necessária para a primeira opção, essa será a vaga automaticamente atribuída a ele, eliminando a chance de concorrer às demais.

Caso a nota não seja suficiente para a primeira escolha, será considerada a segunda e, se necessário, a terceira. Já os candidatos que não forem classificados em nenhuma das três preferências participarão da disputa por vagas excedentes em todas as opções de cursos escolhidos no ato da inscrição.

Atenção na escolha do curso durante a inscrição

Os candidatos devem estar cientes de que, ao serem convocados, será obrigatória a ocupação da vaga referente à opção selecionada. Dessa forma, uma vez realizada a convocação, não será possível permanecer na lista de espera de nenhuma das outras opções indicadas no momento da inscrição. Diante disso, a recomendação é que o candidato que tenha definido com clareza o curso de interesse opte por inscrever-se em apenas uma opção, evitando possíveis contratempos futuros.

É fundamental que todas as regras do processo seletivo sejam lidas com atenção nos editais disponíveis. A leitura cuidadosa desses documentos contribui para uma escolha consciente e alinhada aos objetivos do candidato. Vale lembrar que, enquanto o período de inscrições estiver em andamento, será possível modificar as opções de curso, caso necessário.

Principais datas

>> Período de inscrições: 4 de agosto a 15 de setembro
>> Período para solicitar isenção de taxa: 4 a 20 de agosto
>> Sorteio eletrônico de vagas (cursos técnicos subsequentes): 22 de outubro
>> Prova presencial (cursos técnicos integrados): 26 de outubro às 13h
>> Prova redação online (Graduação / somente para candidatos que optaram pela análise de desempenho escolar + redação online): 26 de outubro
>> Graduação (candidatos que optaram por utilizar as notas do ENEM): aguardar cronograma do MEC/INEP.

Vagas pelo SISU

Além do processo seletivo próprio, o IFMG também oferece acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Para o primeiro semestre de 2026, são 707 vagas distribuídas entre diversos campi da instituição. A seleção é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Basta que o candidato tenha participado da edição mais recente da prova e não tenha zerado a redação. As inscrições para o SISU devem ser realizadas pelo site do MEC, em datas definidas pelo próprio ministério.

Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo Tremzim, o chatBOT do IFMG, no telefone (31) 2513 5180.

Foto: Divulgação/Ifmg

Foto: Divulgação/Ifmg

 

Fonte: Ana Paula Batista/Ifmg Formiga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR: