A Prefeitura de Formiga promoveu nesta quarta-feira (27), a Audiência Pública de Prestação de Contas do segundo quadrimestre de 2017. O controlador municipal, Francisco Ferreira Neto, foi o responsável por fazer a apresentação aos munícipes e vereadores presentes.

No início da apresentação, Francisco fez uma demonstração das receitas obtidas por meio de impostos. O controlador comparou aquilo que o município recolhe com o que é repassado por Estado e União. “É visível que a Prefeitura está cada vez mais dependente dos repasses estaduais e federais. Se não fizermos algo, como uma correção nos valores arrecadados, a prestação de serviços à população tende a piorar. Sem contar no fato de os repasses feitos por Estado e União terem ficado um milhão de reais abaixo da estimativa”.

Sobre a folha de pagamentos, Francisco ressaltou que o município está trabalhando de forma equilibrada. “A Prefeitura pode aplicar 54% da receita com o pagamento de pessoal. No entanto, no segundo quadrimestre, o gasto com salários foi somente 49,61%”, explicou.

Já em Saúde e Educação, os investimentos estão sendo feitos de forma muito positiva. Por lei, o Município deve investir 15% da receita em Saúde. Contudo, de maio a agosto, foram investidos 30,46% nessa área. Em Educação, o exigido é 25%. A Prefeitura investe 25,32%.

Limitação de empenho

Um ponto destacado por Francisco foi um decreto feito pelo prefeito Eugênio Vilela no dia 1º de setembro. Desde essa data, a Prefeitura está trabalhando sob o regime de limitação de empenho, ou seja, só será feita compra de primeira necessidade. “Quando a atual Administração Municipal assumiu, ela trabalha com o lema ‘Administração com Responsabilidade’. E é que estamos fazendo. A saúde financeira do Município está boa, mas temos de manter um trabalho austero e correto para que nos próximos anos possamos fazer mais investimentos na cidade”, destacou o controlador.

(Fotos: divulgação Secom)

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: