O Reino Unido informou nesta segunda-feira (27), por meio da Agência de Segurança Sanitária do país, a confirmação do primeiro caso humano de gripe A(H1N2)v. Segundo a UK Health Security Agency (UKHSA), o caso é semelhante a um vírus que atualmente circula em porcos, e que o individuo foi testado por um médico da família, após apresentar sintomas respiratórios.

Em nota, o órgão diz ainda, que o caso foi detectado como parte da vigilância nacional de rotina da gripe realizada pela UKHSA e pelo Royal College of General Practitioners ( RCGP ).

Após confirmação dos médicos familiares, o vírus influenza A (H1N2) v foi detectado por meio do teste de PCR e caracterizado usando sequenciamento do genoma.

Segundo Meera Chand, Diretora de Incidentes da UKHSA , está é a primeira vez que o vírus é detectado no país.

Sobre o estado de saúde do indivíduo, ele passa bem e sofreu apenas leves sintomas e se recuperou totalmente. A origem da infecção ainda não foi determinada e permanece sob investigação.

Pessoas próximas da vitima também estão sendo acompanhadas pela UKHSA e organizações parceiras. Todos os contatos receberão testes conforme necessário e serão informados sobre quaisquer cuidados adicionais necessários caso apresentem sintomas ou testem positivo.

A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido alerta ainda para os sintomas da doença. Pessoas com algum sintoma respiratório devem continuar seguindo as orientações existentes: evite o contato com outras pessoas enquanto os sintomas persistirem, principalmente se as pessoas com quem entram em contato forem idosas ou já tiverem problemas de saúde.

 

Casos antigos do vírus influenza

Os vírus influenza A(H1) são enzoóticos nas populações suínas na maioria das regiões do mundo. Quando um vírus influenza que normalmente circula em suínos é detectado em uma pessoa, ele é chamado de “variante do vírus influenza”.

Houve um total de 50 casos humanos de gripe A(H1N2)v notificados globalmente desde 2005; nenhum deles se relacionou geneticamente com esta cepa.

A gripe A(H1N2)v não foi detectada anteriormente em humanos no Reino Unido e as infecções humanas com vírus da gripe suína ocorrem esporadicamente.

Em 2009, houve uma pandemia em humanos causada por um vírus influenza (influenza A H1N1) comumente referido como “gripe suína”. Esse vírus continha material genético de vírus que circulavam em porcos, aves e humanos nas décadas de 1990 e 2000.

 

Fonte: Itatiaia

 

COMPARTILHAR: