Os deputados governistas pretendem votar nesta terça-feira (4), a PEC, Proposta de Emenda à Constituição, que propõe retirar o Detran do comando da Polícia Civil de Minas Gerais.

Se a alteração for aprovada, com a Reforma Administrativa, o governo de Minas pretende transferir o órgão para a Secretaria de Planejamento e Gestão.

Atualmente, o Detran de Minas é o único do país a ser administrado pela Polícia Civil. Por ora, o Governo de Minas Gerais tem evitado falar, de maneira assertiva, se após esse o processo, o órgão será ou não terceirizado.

Os sindicatos que representam os Policiais Civis mineiros acreditam que o serviço deve ser assumido em breve pela iniciativa privada.

O Secretário Geral do Siapol, Sindicato dos Servidores Administrativos da Polícia Civil, Gleison Mauro, afirma que essa mudança pode provocar aumento significativo no preço da CNH em Minas.

“O governo quer passar esse órgão para uma autarquia para proporcional aos empresários fazer esse serviço, terceirizando um serviço essencial do estado. Isso terá um ônus para a população. Em outros estados o preço da carteira de habilitação dobrou no primeiro ano e depois aumentou seis vezes”, diz Gleison.

Fonte: Itatiaia

COMPARTILHAR: