Nessa quinta-feira (27), o prefeito Eugênio Vilela e o secretário de Saúde, Gleison Frade, durante entrevista, tranquilizaram a população formiguense, enfatizando que a administração municipal está atenta à situação financeira da Santa Casa e que está buscando alternativas para minimizar os impactos. O chefe do Executivo apresentou relatórios dos repasses já destinados à instituição de saúde durante a atual gestão e que mostram que a Administração Municipal está em dia com os pagamentos.

A administração municipal confirma que o valor de R$300 mil, que será repassado à Prefeitura pelo Legislativo, será destinado à Santa Casa. No entanto, é preciso aguardar os prazos legais. Essa quantia, na última semana, foi oferecida pela Câmara à Secretaria Municipal de Educação e Esportes para investimentos em equipamentos de segurança para as escolas do município. O repasse ainda estava em tratativas com o Executivo e, agora, de acordo com a Câmara, será destinado à Santa Casa.

A administração municipal irá sugerir ao Legislativo que 50% do valor das emendas impositivas deste ano seja destinado à Santa Casa para auxiliar na situação financeira.

Urgência e emergência

Na manhã de quinta-feira, o secretário Municipal de Saúde, Gleison Frade, e o secretário-adjunto, Ednaldo Durço, participaram de uma reunião com a equipe gestora da Santa Casa.

Durante o encontro, a direção da instituição afirmou que serão atendidos os casos de urgência e emergência. No entanto, os pacientes que necessitarem de internação serão encaminhados a outros hospitais por meio do “SUS Fácil”.

Na tarde dessa quinta-feira, seria realizada uma reunião presencial com a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nela, seria avaliada o que poderia ser feito para que a unidade viesse a conseguir atender da melhor maneira possível todos os pacientes, caso persista a suspensão dos atendimentos pela Santa Casa. A reunião acabou sendo realizada, virtualmente, através do grupo constituído para cuidar do assunto que, segundo o secretário de saúde, Gleison Frade, será detalhando na manhã desta sexta-feira em nova reunião.

Ainda nessa quinta-feira, o Promotor de Justiça Guilherme Sales se reuniu, dentre outros, com o prefeito Eugênio Vilela, assim como com a gestora da Santa Casa (Myrian Araújo Coelho). À redação do Nova Imprensa/Últimas Notícias ele informou que na tarde desta sexta-feira (28), o Ministério Público publicará uma nota oficial sobre o assunto, inclusive, esclarecendo às providências que, provavelmente, serão elencadas.

  • Matéria atualizada às 19h50 para acréscimo de informações 

 

COMPARTILHAR: