A Diocese de Uruguaiana tem um novo bispo. O Papa Leão XIV nomeou, nesta quarta-feira (28), o monsenhor Clésio Facco, atualmente pároco da Paróquia Santo Antônio, em Santa Maria, na Região Central do estado. Aos 54 anos, ele se torna o primeiro bispo brasileiro nomeado pelo pontífice desde o início de seu papado.
O anúncio foi feito oficialmente pelo arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, durante coletiva de imprensa realizada na arquidiocese da cidade. Segundo Brustolin, a nomeação representa um marco.
O monsenhor Clésio Facco é o primeiro novo bispo no Brasil anunciado pelo Papa Leão XIV, afirmou o arcebispo.
A nomeação marca uma etapa importante na trajetória do religioso, que já soma quase três décadas de vida sacerdotal. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo tem como missão liderar a diocese, cuidar da administração e orientar a comunidade católica local.
Em carta enviada ao novo bispo, a CNBB destacou a caminhada de Clésio Facco e sua dedicação à Igreja:
“trajetória de dedicação ao Reino de Deus, vivida com espírito missionário e fidelidade à vocação palotina, é sinal de esperança para o povo que agora lhe é confiado como pastor”, diz o texto.
Quem é Clésio Facco
Natural de Nova Palma, no coração do Rio Grande do Sul, Clésio Facco nasceu em 1º de abril de 1971. Iniciou sua formação religiosa em Santa Maria, no Colégio Máximo Palotino, onde estudou filosofia e teologia.
Sua caminhada na vida religiosa começou formalmente em 1994, quando fez a profissão religiosa na Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos). Três anos depois, em 14 de dezembro de 1997, foi ordenado sacerdote.
Ao longo dos últimos 27 anos, atuou em diversas frentes pastorais e administrativas. Atualmente, além de pároco da Paróquia Santo Antônio, também exerce a função de ecônomo provincial, responsável pela administração financeira da congregação no estado.
Veja a carta encaminhada ao novo bispo
“Saudação da CNBB ao monsenhor Clesio Facco
Estimado monsenhor Clesio Facco
Com grande alegria, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu a notícia de sua nomeação, feita pelo Papa Leão XIV, como novo bispo da diocese de Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul.
Neste momento tão significativo para toda a Igreja que está em Uruguaiana, queremos expressar nossa fraterna saudação e nossa proximidade orante. Sua trajetória de dedicação ao Reino de Deus, vivida com espírito missionário e fidelidade à vocação palotina, é sinal de esperança para o povo que agora lhe é confiado como pastor.
Que seu ministério episcopal seja fecundo, guiado pelo Espírito Santo e sustentado pela graça divina. Que o Senhor o fortaleça diariamente na missão de anunciar o Evangelho, edificar a comunhão e cuidar com amor do rebanho que lhe foi confiado.
Conte com nossas orações e com o apoio fraterno da CNBB. Caminhemos juntos na sinodalidade, servindo à Igreja no Brasil com generosidade e alegria”.
Fonte: Izabella Gomes-Itatiaia