O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu ao aplicativo Bluesky a remoção de perfis falsos com o nome da Corte. A plataforma tem sido usada como alternativa por usuários do X [antigo Twitter] após a suspensão do site no Brasil.
O STF fez o pedido por canal administrativo do Bluesky, na sexta-feira (30), mesmo dia em que Alexandre de Moraes mandou bloquear o X. A 1ª Turma do Supremo decide nesta segunda-feira (2) se mantém ou não o ato do ministro.
O Supremo informou, em nota, que a solicitação foi feita para não confundir os usuários da rede social. A Corte já tem um perfil oficial na plataforma.
Em uma das postagens dessas contas fakes que se propagaram na Bluesky e circularam em grupos de WhatsApp, o perfil “STF oficial” informava falsamente que o PT foi incluído pelo ministro Alexandre de Moraes na lista de investigados por uso de VPN após o bloqueio do X.
A informação falsa fazia referência a um trecho da decisão de Moraes que bloqueou o X, após descumprimento do prazo de 24 horas para a empresa do multibilionário Elon Musk indicar um representante legal da plataforma no país.
Moraes ameaçou com uma multa diária de R$ 50 mil os internautas que usarem “subterfúgios tecnológicos”, como o VPN, para acessar X. O perfil fake do STF na Bluesky diz que o PT passou a ser investigado após indícios de que membros do partido “teriam utilizado VPNs para acessar a rede social”, o que não é verdade.
Fonte: O Tempo