Dos 24 radares que estão previstos para serem instalados nas rodovias do Sul de Minas, três já estão em operação. Dois estão instalados na MG-290, nos quilômetros 3,8 e 23,16, e o outro no quilômetro 65,2, na MG-179. Outros 12 estão em fase de implantação e devem entrar em funcionamento nos próximos dias. Até o final do ano, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) espera instalar 74 redutores de velocidade em todas as regiões do Estado. Os equipamentos só podem entrar em funcionamento depois de aferidos pelo Inmetro ou empresa credenciada.
Nesta primeira etapa, estão sendo investidos R$ 7 milhões. Durante o contrato, que tem duração de quatro anos, este valor chegará a R$ 98,5 milhões. No máximo em 30 meses todos os 196 radares estarão funcionando, de acordo com o estipulado nos contratos. As empresas vencedoras da licitação, além de instalar os radares, serão responsáveis pela manutenção dos equipamentos.
A instalação dos radares faz parte do Programa Estruturador de Aumento da Capacidade de Segurança dos Corredores de Transporte (Proseg), que tem como objetivo aumentar a segurança nas rodovias estaduais mineiras. Para tanto, estão sendo identificados os pontos críticos e propostas soluções técnicas para cada um deles, como radares, fiscalização, mudança de sinalização, obras de engenharia, instalação de balanças, entre outras ações.

COMPATILHAR: