O influenciador conservador Charlie Kirk, morto enquanto discursava na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, completaria 32 anos nesta terça-feira (14). Para marcar a data, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a entrega da Medalha Presidencial da Liberdade a Kirk, em cerimônia marcada para esta tarde.

A Medalha Presidencial da Liberdade é considerada a maior honraria civil dos Estados Unidos. Segundo Trump, a homenagem reconhece Kirk como “um gigante de sua geração”. A declaração foi dada em entrevista à ABC News, na qual o presidente também destacou a presença da viúva do influenciador: “É a maior honra. E Erika, sua linda esposa, estará aqui, e muitas pessoas estarão aqui.”

Além da medalha, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma resolução que institui o dia 14 de outubro como o “Dia Nacional da Memória”, em referência à data de nascimento de Kirk. A medida foi aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

A cerimônia de entrega da medalha está prevista para acontecer às 17h (horário de Brasília), ou 16h no horário local, segundo informou o tabloide USA Today. Nas redes sociais, a Casa Branca também prestou homenagem a Kirk. Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), foi postada a mensagem: “Os melhores dias da América ainda estão por vir. Feliz aniversário, Charlie.”

A homenagem reforça o papel de Charlie Kirk como figura de destaque no movimento conservador americano, além de evidenciar sua proximidade com o presidente Trump, que lidera a iniciativa de reconhecimento póstumo.

Com informações do Itatiaia

COMPARTILHAR: