Na última segunda-feira (9), o Centro Universitário de Formiga foi palco de uma inspiradora atividade extensionista organizada pelos estudantes do 5º período de Biomedicina, dentro da disciplina de Extensão III. O evento reuniu os alunos do 3º ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais Joaquim Rodarte e Rodolfo Almeida, além de estudantes dos 1º e 3º períodos do curso de Psicologia do UNIFOR-MG, para discutir dois temas cada vez mais urgentes no cotidiano dos jovens e da população em geral: Ansiedade e Sedentarismo.

A atividade teve início com palestras interativas, conduzidas com excelência por dois grupos de alunas de Biomedicina. O primeiro grupo abordou com clareza e sensibilidade os aspectos essenciais da ansiedade, explicando suas origens, causas multifatoriais e possíveis estratégias de enfrentamento. O segundo grupo chamou a atenção do público para os impactos do sedentarismo, um dos grandes desafios de saúde pública da atualidade, propondo formas acessíveis e eficazes de combatê-lo a partir da adoção de hábitos saudáveis.

O público, formado por jovens do Ensino Médio e universitários, participou ativamente das exposições, dialogando com as palestrantes e trazendo suas próprias percepções e experiências. Na sequência, os dois grupos de alunas organizaram uma atividade prática e lúdica, na qual os participantes vivenciaram maneiras criativas e coletivas de enfrentar tanto a ansiedade quanto o sedentarismo. A iniciativa buscou não apenas informar, mas também mobilizar os presentes para mudanças de comportamento. Ao final, brindes simbólicos foram distribuídos, premiando o engajamento do público.

O professor Dr. Heslley Machado Silva, responsável pela disciplina de Extensão III, destacou a relevância do evento como um exemplo de como a universidade pode e deve responder às demandas sociais, aproximando o saber acadêmico da realidade comunitária:

Atividades como esta são fundamentais para que os alunos compreendam que o conhecimento científico ganha sentido quando compartilhado. A Biomedicina, quando voltada ao cuidado com o outro, cumpre um papel transformador.”

Em sua fala, o professor também fez questão de parabenizar publicamente as alunas envolvidas, destacando o alto nível do trabalho realizado:

As estudantes encararam com seriedade, criatividade e empatia o desafio que lhes foi proposto. Superaram as expectativas com apresentações didáticas, envolventes e fundamentadas, mostrando que estão plenamente preparadas para atuar com responsabilidade social e competência científica. Foi um orgulho vê-las em ação.”

A realização da atividade contou com o imprescindível apoio da Coordenação do Curso de Biomedicina e de Psicologia, do CEPEP (Centro de Pesquisa do UNIFOR-MG) e da Reitoria, que ofereceram suporte técnico e institucional para o êxito da proposta.

Ao promover o diálogo entre diferentes níveis de ensino e cursos acadêmicos, o evento reafirma o papel do UNIFOR-MG como espaço de formação integral, onde o compromisso com o conhecimento vai além da sala de aula e se estende à construção de uma sociedade mais consciente, informada e saudável.

Fonte: Unifor-MG

 

 

COMPARTILHAR: