As estudantes do curso de enfermagem da PUC Minas em Arcos, Kelly Cristina de Menezes, Luiza Borges Barbosa e Rejany Mirtes da Silva Ferreira, da cidade de Formiga, tiveram os trabalhos aprovados para a apresentação no 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn). O evento acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.
O projeto elaborado por Kelly Menezes, juntamente com outra aluna do curso, diz respeito a um estudo realizado com pessoas portadoras de hipertensão arterial em Arcos, com análises do tratamento e do nível de orientações e informações sobre o problema para a comunidade.
A universitária Luiza Borges fez parte de um grupo que desenvolveu uma análise dos conhecimentos sobre infecção hospitalar de técnicos e auxiliares de enfermagem dos hospitais de Arcos e região.
Já a estudante Rejany Mirtes fez parte de um grupo formado por alunos e professores, que realizou ações práticas do projeto e aborda a saúde ambiental ou o cuidado com o meio ambiente como condição essencial para o desenvolvimento social, econômico e humano.
O projeto foi elaborado pelos professores da universidade, Wiliam Régis e Yara Mendes, coordenadora do curso de enfermagem da PUC Arcos. Entre as atividades realizadas se encontram treinamentos para profissionais da área, plantio do pau-brasil no campus, distribuição de mudas e material educativo para a comunidade (sacolas ecológicas, cartilhas).
Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn)
O CBEn é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e, este ano, traz o tema ?Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental?. Serão cerca de 6 mil profissionais de todos os Estados brasileiros e de países latino-americanos.
O evento tem o objetivo de criar uma oportunidade de discussão e reflexão sobre a transformação social e a sustentabilidade ambiental nos processos de trabalho de enfermagem.

COMPATILHAR: