O estudante de engenharia ambiental do Unifor-MG, Jaime Veloso, desenvolveu um projeto para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado Contenção de gases fétidos exalados pelas redes de esgotos. O objetivo do trabalho é criar uma solução para o problema do mau cheiro dos bueiros em Formiga. A ideia é projetar e instalar no local uma válvula construída em chapas de aço carbono, na qual encontra-se uma tampa basculante que se mantém constantemente fechada, abrindo somente quando há a presença de um fluxo de água.
Jaime Veloso explica que, por meio de um levantamento, constatou 16 bueiros que transmitem mau cheiro em Formiga, principalmente próximos a estabelecimentos comerciais. Trata-se de um problema antigo que se alastra por mais de 25 anos e sem solução. No passado, foram apresentadas algumas sugestões, porém, dado ao alto custo e a complexidade na implantação, optaram por não executá-las, conta
O universitário explica que a instalação é simples e prática, pois ela foi projetada para ser adaptada diretamente na parte interna da boca de lobo, necessitando apenas de aplicação de argamassa na região de contato entre a válvula e as paredes laterais da boca de lobo. Como tenho que entregar meu TCC neste ano, me lembrei desse assunto e resolvi executá-lo. A princípio, achei que era um tema sem importância, mas quando comecei a levantar os dados vi que era um ´problemão´ .
Segundo Jaime Veloso, no dia 17 deste mês ele apresentou a proposta para o secretário de Obras, Rodrigo Bahia. Colocamos uma dessas válvulas no bueiro em frente à Pizzaria Pilão, no Centro, como teste. O valor de cada uma deverá ser aproximadamente R$ 200. É uma coisa de baixo custo e que realmente pode solucionar esse problema do mal cheiro vindo de bueiros no município. Irei apresentar este projeto à Prefeitura , enfatiza.
As 16 bocas de lobo incluídas no estudo de Jaime Veloso ficam nas ruas Barão de Piumhi, Doutor Newton Pires, Quintino Bocaiúva, Seis de Junho, Professor José Antônio Barbosa, Pio XXII, Rua dos Viajantes, Professor Joaquim Rodarte e praça Getúlio Vargas.

COMPATILHAR: