A Unidade de Pronto Atendimento de Divinópolis – UPA Padre Roberto Cordeiro Martins informa a atualização do protocolo de visitas e acompanhantes. O objetivo é, além de atender à legislação, garantir a organização, a saúde e a segurança de todos os usuários que passarem pela Unidade.
As visitas na enfermaria estão sendo realizadas diariamente, das 15h às 16h, sendo permitidos dois visitantes por paciente, com permanência de 15 minutos cada. Já na emergência, é permitido apenas um visitante por paciente até as 17h, momento em que o boletim médico será informado diretamente no leito.
Têm direito a um acompanhante os menores de 18 anos, os maiores de 60 anos, as mulheres, as pessoas com deficiência e os pacientes psiquiátricos. Ressalta-se que apenas um acompanhante pode permanecer ao lado do paciente, e caso seja necessário realizar a troca, esta deverá ocorrer entre 7h e 9h ou entre 19h e 21h.
Para garantir a segurança de todos, algumas restrições foram estabelecidas. Está proibida a visita a pacientes em isolamento, bem como a entrada de visitantes doentes, gestantes ou pessoas com deficiência que não estejam em boas condições de saúde. Menores entre 12 e 18 anos só podem visitar se estiverem acompanhados de seu responsável legal. Os pacientes também podem recusar visitas, desde que apresentem uma declaração por escrito à administração.
Não é permitido o uso de roupas inadequadas, deitar no chão ou na cama do paciente, utilizar o celular da enfermaria ou do posto de enfermagem, levar travesseiros, medicamentos ou roupas para os pacientes sem autorização prévia. Também está proibido levar eletrônicos como televisores, tablets e ventiladores, ministrar medicações por conta própria, circular em outras áreas da UPA e fumar nas dependências da unidade.
Os acompanhantes podem trazer, para uso próprio, uma toalha e um cobertor. Quando autorizado pela equipe, podem também auxiliar nos cuidados com o paciente. É importante ressaltar que as visitas podem ser interrompidas a qualquer momento, em caso de urgência.
“Este protocolo faz parte das diretrizes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), com o objetivo de promover um ambiente mais seguro, organizado e humanizado para todos” destaca o Gerente Assistencial da UPA Divinópolis, Cleverson Humberto.
Fonte: Ana Flávia Dias – CIS-URG