A dica de leitura para esta semana é o livro Úrsula. O romance da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis foi publicado em 1859.
O projeto literário “No Meio do Caminho tem um Livro” é realizado pelas bibliotecas públicas de Formiga.
A obra foi escrita no estilo romantismo brasileiro. Os personagens são cheios de sentimentalismo, idealismo, os vilões são inescrupulosos e mocinhos cheios de virtudes.
Ao publicar este livro, a autora rompe com vários paradigmas deste estilo, ao colocar como heróis da história personagens de origens sociais distintas. Outro paradigma rompido é o fato de ter sido escrito por uma mulher negra em uma sociedade que não via com bons olhos escritoras.
A história se concentra em narrar o encontro entre o escravizado Túlio e o bacharel Tancredo. Este estava ferido na beira de uma estrada, inconsciente após cair de seu cavalo. Rapidamente Túlio o leva a casa de Úrsula, onde recebe os primeiros cuidados, daí o destino e o amor se encarregam da sina de todos os personagens. Outros sujeitos centrais da trama são a desafortunada mãe de Úrsula, Luísa B., Susana e o vingativo Comendador Fernando.
Uma história recheada de reviravoltas, amores impossíveis, vilania, triângulos amorosos e uma pitada de tragédia.
Úrsula é um romance brasileiro, inovador para época em que foi escrito e que por muito pouco não caiu no esquecimento e só foi descoberto novamente por puro capricho do acaso na década de 1970. Quando um pesquisador achou uma versão da obra em um sebo na cidade do Rio de Janeiro e se interessou pela história.
A obra está disponível na Biblioteca Pública Municipal “Doutor Sócrates Bezerra de Menezes ”, situada na Praça São Vicente Férrer, número 140, no Centro de Formiga e faça o empréstimo deste ou de outras histórias incríveis.
Foto: divulgação bibliotecas