Está tramitando em regime de urgência no Legislativo de Formiga, o Projeto de Lei 567/2023 que altera dispositivos da lei 5165/2017, possibilitando a abertura da Casa de Apoio ao formiguense, na cidade de Divinópolis.

De acordo com a Câmara, a proposta, de autoria do vereador Cabo Cunha, não teria por princípio a criação de despesa para o município (o que a tornaria inconstitucional por ser de autoria do Legislativo) por já estar prevista tal implantação na Lei Orçamentária Anual (LOA) para este ano.

Caso implantada, a Casa de Apoio funcionará nos moldes do mesmo equipamento existente em Belo Horizonte, por meio do qual pacientes e acompanhantes têm acesso à alimentação, local para banho, descanso e até pernoite durante a realização de tratamento e consultas na capital.

Na justifica do projeto, Cabo Cunha diz ser esta a oportunidade de ofertar aos formiguenses um espaço digno e acolhedor em Divinópolis.

Até sexta-feira (14), antes do meio-dia, haviam dado parecer favorável à votação da proposta os vereadores: Joice Alvarenga, Juarez Carvalho, Luciano do Gás, Cid Corrêa e Osânia Silva.

Caso receba parecer favorável dos demais, a proposta poderá ser votada nesta segunda-feira (17).

Realidade atual

Segundo o Legislativo, ainda de madrugada, carros da Secretaria de Saúde saem de Formiga rumo à Divinópolis, onde pessoas de todas as idades são submetidas às consultas e tratamentos médicos. Boa parte delas contra o câncer.

Após a chegada, além de aguardar o atendimento, as pessoas precisam esperar por muitas horas para retornar à Formiga, onde chegam até por volta das 22h.

Há relatos de pacientes que se submeteram à quimioterapia e radioterapia e, mesmo com os efeitos severos do tratamento, precisaram aguardar em praças pelo retorno, onde também estavam mães com crianças e idosos, muitos destes sem condições de arcar financeiramente com gastos para lanches e almoço.

Fonte: Câmara Municipal

 

COMPARTILHAR: