Cientistas suíços e alemães conseguiram devolver a capacidade de comunicação a um homem de 34 anos, que sofre de paralisia muscular, em Genebra. Eles implantaram um chip no cérebro do paciente.

O homem é vítima de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que afeta os neurônios e o tornou incapaz de mover os músculos do corpo. O implante foi instalado no córtex motor, que controla os estímulos musculares.

O chip conta com 64 eletrodos capazes de captar os comandos que seriam dados aos músculos. No entanto, o processo ainda é bastante rudimentar e o homem consegue usar o pensamento para comandos binários de “sim” e “não”.

Para poder conversar, os médicos mostram as letras do alfabeto e ele consegue responder por meio do chip se a letra é a desejada. E de letra em letra os médicos completam a sentença. Ainda segundo os cientistas, o tempo de resposta para cada letra é de cerca de um minuto.

Apesar de ser um estudo preliminar, o engenheiro Ujwal Chaudhary, da Universidade de Tübingen (Alemanha), afirma que a tecnologia permite que o indivíduo volte a ter contato com o mundo à sua volta.

 

Fonte: Itatiaia

COMPARTILHAR: