Muitos desafios e conquistas marcaram o 2022 da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) no que se refere às ações pedagógicas, desenvolvidas ao longo do ano, para reduzir as desigualdades de acesso à educação e mitigar os efeitos no aprendizado dos estudantes da rede pública estadual de ensino após o período restritivo da pandemia da covid-19.

A retomada neste ano do ensino presencial em 100% foi crucial para que ações inovadoras, desenvolvidas durante o período pandêmico, pudessem ser implementadas no regime presencial a fim de superar as perdas ocorridas no período de distanciamento social. Uma das iniciativas é o Plano de Estudo Tutorado ( PET) do ensino remoto, adaptado ao presencial, que deu origem ao Caderno Mapa, que compõe o conjunto de materiais e ferramentas do Mapa MG (Materiais de Apoio Pedagógico para Aprendizagens) para auxiliar o professor em sala de aula.

Aliado às inovações, está a recomposição de aprendizagem por meio do Reforço Escolar, estratégia eficaz aplicada nos últimos dois anos pelas escolas estaduais, visando um trabalho pedagógico individualizado e com metodologias interativas, ativas e dinâmicas, transformando também a proposta em uma busca ativa aos estudantes que tiveram dificuldade em continuar suas atividades no decorrer dos últimos anos letivos.

Ainda neste ano foi ampliada a proposta para 5.322 turmas do ensino fundamental, em 3.093 escolas, com a participação de 76.892 estudantes. Além disso, a SEE aprimorou ainda mais a qualidade da educação oferecida nas unidades de ensino por meio dos projetos inovadores voltados tanto para os estudantes quanto para os profissionais que atuam na educação como, por exemplo, a Expansão Novo Ensino Médio em Tempo Integral e Educação Profissional, o Trilhas de Futuro,  Reforço Escolar/Recomposição de Aprendizagens, o Prêmio Escola Transformação, os Resultados Ideb, o Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), o Projeto de Iniciação Científica, entre outros.

A subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante, destaca a importância destas políticas públicas pedagógicas que foram cruciais para a manutenção da qualidade da educação estadual. “Iniciamos em 2022 um processo de recomposição de aprendizagem dos estudantes. Isso porque, em 2020 e 2021 trabalhamos com priorização de habilidades-foco que precisavam ser consideradas com o novo formato do ensino remoto que foi disponibilizado por meio do PET. Já em 2022, com o retorno da atividade presencial, foi necessário reorganizar o processo de implementação do currículo retomando as habilidades que não foram trabalhadas ao longo desse período de atividade remota”.

A subsecretária destaca o esforço que os professores tiveram para garantir a recuperação das habilidades não aprendidas e do reforço escolar para que os estudantes pudessem alcançar e acompanhar o desenvolvimento previsto. “Tivemos que desenvolver estratégias que não haviam sido trabalhadas, que são de direito e precisavam ser oportunizadas neste ano. Para 2023, vamos intensificar este trabalho com ações de intervenções pedagógicas bem dirigidas, não só com o que os professores observam em sala de aula, mas também com as avaliações diagnósticas intermediárias que permitem uma identificação de quais habilidades que precisam ser trabalhadas. É este o caminho que nos permitiu chegar até aqui”, declarou Izabella.

Ações de recomposição de aprendizagens 

A SEE, durante os quatro anos de gestão, ofereceu diversas ações que complementam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, dentre elas a proposta do Reforço Escolar em Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de promover condições de aprendizagem diferenciadas para estudantes que não consolidaram as habilidades e competências para o seu ano escolaridade.

A disponibilidade do reforço escolar nos últimos dois anos apresentou-se como uma estratégia eficaz, visando um trabalho pedagógico individualizado e com metodologias interativas, ativas e dinâmicas, transformando também a proposta em uma busca ativa aos estudantes que tiveram dificuldade em continuar suas atividades no decorrer dos últimos anos letivos.

Novo Ensino Médio 

Em 2022, todas as escolas da rede estadual iniciaram a disponibilidade de turmas de 1º ano no Novo Ensino Médio, cujo currículo é composto por duas partes distintas, porém indissociáveis. São elas: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Nas turmas de primeiro ano o Itinerário Formativo é único para todos os estudantes, visando apresentar as quatro áreas de conhecimento e consolidar as escolhas que ocorrerão a partir do 2º ano.  Entre as principais mudanças está a ampliação da carga horária anual, que passou de 833h20 para mil horas. Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira foi criado o sexto horário ou, em casos excepcionais, um contraturno.

Em 2023, todas turmas do 2º ano do ensino médio diurno darão início aos diferentes itinerários por meio de aprofundamentos que foram escolhidos pelos estudantes entre nove opções distintas publicadas na Resolução SEE nº 4.777/ 2022. Os estudantes também escolhem as matérias eletivas que irão compor o currículo a partir de um catálogo disponibilizado para a rede. Ainda no ano que vem, serão divulgadas orientações e um cronograma para que as escolas elaborem propostas autorais de eletivas que poderão integrar o Catálogo de 2024.

Fonte: Agência Minas

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