Uma jovem de 23 anos teve a morte confirmada por meningite em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. De acordo com a prefeitura da cidade ela não tinha sido vacinada contra a doença.

“Devido a um óbito por meningite  em Ouro Preto, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que todas as medidas  determinadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais  para o caso  de meningite estão sendo tomadas. Por meio de campanha, a Secretaria tem buscado intensificar a procura pela vacinação na sede e distritos. Além disso, todas as medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas a partir dos protocolos vigentes”, informou a prefeitura.

Entre 2021 e 2022 foram confirmados dois casos de meningite em Ouro Preto. Um dos casos foi a da jovem que evoluiu para óbito em dezembro passado. “Vale ressaltar que apesar dos casos e da morte, não há um surto de meningite na cidade”, afirma a Secretaria Adjunta de Saúde do município, Isabela Guimarães.

A cidade mantém a campanha de vacinação contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde. As doses são gratuitas e basta levar documento pessoal e o cartão de vacina.

Veja quem é o público-alvo:

  • Pessoas de 16 a 30 anos que ainda não foram vacinadas;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Trabalhadores da Educação (ensino superior e técnico);
  • Estudantes Universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas).

É importante lembrar que a vacina contra meningite está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida, com reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

Em caso do aparecimento dos sintomas de meningite (febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômito), procure imediatamente  a sua UBS ou a UPA

Fonte: O Tempo

COMPARTILHAR: