Turbulências nos mercados em todo o mundo por causa da aplicação das novas tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos a dezenas de países, no que está sendo chamado de tarifaço de Donald Trump.
Especialistas estimaram que os prejuízos econômicos iniciais ficaram em torno de 10 trilhões de dólares, valor que é maior que o PIB da América Latina.
As bolsas europeias passaram a operar em queda e o dólar aprofundou as perdas na sexta-feira (11) depois que a China anunciou aumento para 125% de suas tarifas adicionais sobre os produtos dos Estados Unidos, em mais uma etapa da guerra comercial entre os dois países.
Os analistas ainda acreditam que as tensões financeiras em nível mundial foram muito semelhantes ao cenário vivido na pandemia de Covid-19.
O tarifaço de Trump também provocou um vai e vem, principalmente em relação à suspensão ou não das novas medidas diante das reações de diversas nações. O principal embate tem sido com a China.
Para aprofundar e compreender a guerra comercial, o podcast recebe o professor de Relações Internacionais do IBMEC, doutor em Sociologia, Lucas Azambuja.
Fonte: Itatiaia