As costas sul do Chile e da Argentina foram atingidas por um terremoto de magnitude 7.5 nesta sexta-feira (2), segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres chileno. Até o momento, não há relatos de danos ou vítimas. Há alerta de tsunami na região.

Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) havia marcado tremor de 7.4. Após essa ocorrência, autoridades chilenas emitiram alerta de evacuação para toda a parte costeira do Estreito de Magalhães, no extremo sul do país. Também solicitaram que todas as áreas de praia no território antártico chileno fossem abandonadas.

Um alerta de tsunami, e está sendo ordenada a evacuação para uma zona segura nos setores costeiros da região de Magalhães”, informou o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile em uma mensagem enviada ao público.

O presidente chileno, Gabriel Boric, escreveu no X que “todos os recursos estão disponíveis” para responder a potenciais emergências.

Pedimos a evacuação de toda a costa da região de Magalhães. Neste momento, devemos estar preparados e obedecer às autoridades”, escreveu Boric.

Em Ushuaia, cidade argentina considerada a mais austral do mundo, as autoridades locais suspenderam todas as atividades aquáticas e a navegação no Canal de Beagle por pelo menos três horas, mas não foram registrados danos materiais nem evacuações.

O terremoto foi sentido principalmente na cidade de Ushuaia e, em menor grau, em outras cidades da província. Diante de eventos como esse, é importante manter a calma”, informou o governo local.

O USGS afirmou que o epicentro do terremoto foi sob o oceano, 219 quilômetros (173 milhas) ao sul da cidade argentina de Ushuaia.

 

 

Fonte: Luana Viana – Metropoles

 

 

COMPARTILHAR: