O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (5) que pretende participar da manifestação em defesa da “anistia humanitária”, marcada para esta quarta-feira (7), às 16h, em Brasília.

Em postagem nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou um vídeo promovendo o ato e, na legenda, declarou a intenção de participar, desde que sua condição de saúde permita.

Caminhada pacífica em direção ao Congresso Nacional. Tentarei estar presente se a situação de saúde do momento permitir. Pela anistia humanitária!”, escreveu o ex-presidente na legenda da publicação.

Embora a presença de Bolsonaro no ato ainda seja incerta, a sinalização de que pode comparecer aumenta a expectativa entre seus apoiadores e reforça sua tentativa de se manter politicamente ativo, mesmo sob restrições médicas.

Bolsonaro está em fase de recuperação após passar por uma cirurgia abdominal considerada delicada e permanecer internado por 23 dias em um hospital de Brasília. A equipe médica recomendou que ele evitasse aglomerações e compromissos públicos durante o período de convalescença.

Ato é mais uma pressão para que Hugo Motta paute PL da Anistia

A manifestação pede o perdão a pessoas presas ou investigadas por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023. Naquele segundo domingo do ano, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por manifestantes inconformados com o resultado das eleições presidenciais que deram vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A nova mobilização ocorre em meio ao avanço das investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de subversão institucional promovida por aliados do ex-presidente.

Nesta terça-feira (6), a Primeira Turma da Corte avalia se torna réu outros sete apoiadores de Bolsonaro por envolvimento em campanhas de desinformação e ataques às instituições democráticas.

 

Fonte: Hédio Ferreira Júnior-O Tempo

 

COMPARTILHAR: