Um oficial do alto escalão do exército ucraniano foi morto a tiros no meio da rua em Kiev, na Ucrânia, informaram as autoridades.
O homem, agente do Serviço de Segurança Interna da Ucrânia (SBU) foi baleado diversas vezes em um estacionamento. Ele ia em direção ao carro, quando o atirador o abordou e atirou diversas vezes.
Após efetuar diversos disparos, o atirador, que não foi identificado, fugiu do local. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o ocorrido.
De acordo com a imprensa local, a vítima foi identificada como o Coronel Ivan Voronych.
O Serviço de Segurança Interna da Ucrânia, segundo a BBC, analisa a segurança interna e contrainteligência, sendo semelhante ao MI5, do Reino Unido. Desde o início da guerra contra a Rússia, tem desempenhado um papel importante em assassinatos e sabotagens em Moscou.
Fontes das forças de segurança da Ucrânia disseram que eram responsáveis o assassinato do general russo Igor Kirillov, ocorrida em 2024. Em 2025, o general Yaroslav Moskalik morreu em um ataque com carro-bomba em Moscou, o que também foi atribuído ao SBU, o que nunca foi confirmado por Kiev.
Ainda não se sabe a motivação nem a autoria do tiroteio.
Fonte: Maria Fernanda Ramos-Itatiaia