A dica de leitura da semana é o livro ‘’Querida Konbini’’ da autora japonesa Sayaka Murata.

Keiko Furukura, personagem principal dessa história, é uma mulher de 36 anos que desde criança, sente-se inadequada socialmente. Ela trabalha em uma Konbini; é assim que são chamadas as lojas de conveniência no Japão.

Ela é duramente criticada pelos seus familiares e amigos. Afinal ela é uma mulher adulta que ainda não se casou e trabalha em uma Konbini desde os seus 18 anos. Ao que parece, lá no Japão, esses empregos são considerados temporários e sem futuro. Geralmente trabalham jovens que ainda estão no colegial.

Mas Keiko completou seus estudos e fez faculdade. Trabalhar em uma Konbini, não é um problema para ela, afinal, é o que gosta de fazer, é ali que ela explora seu potencial com entusiasmo, foca em ser funcional e não causa alarde. Pagar suas contas sem ajuda de ninguém e não tem ambições e impulsos de ter coisas como as outras pessoas.

A questão é que sempre tem alguém para apontar algum defeito na vida dela. Keiko, ao longo da história, questiona essa pressão social para se encaixar em padrões de normalidade.

Afinal o que é ser normal? Porém, Keiko, um dia cede às pressões, e decide mudar para ser socialmente aceita. Boa leitura!

Este livro está disponível na Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca. O atendimento é de segunda a sexta de 8h às 17h, na rua Lassance Cunha, 671 no bairro Quinzinho.

 

Fonte: Biblioteca Pública

 

 

COMPARTILHAR: