A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu mais um passo rumo à modernização do trânsito no estado. A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização aprovou, nessa terça-feira (19), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 2.984/24, que trata da implementação de semáforos inteligentes em cidades mineiras com população superior a 150 mil habitantes.
Com a aprovação do parecer, o texto segue agora para análise da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), antes de ser submetido ao Plenário da ALMG em votação preliminar, no 1º turno.
Tecnologia a favor do trânsito
Os semáforos inteligentes, conforme definido no projeto, são dispositivos de sinalização equipados com sensores, câmeras e sistemas de controle automatizado. O objetivo é ajustar automaticamente o tempo de abertura e fechamento dos sinais com base no volume de tráfego em tempo real, promovendo maior fluidez no trânsito e reduzindo congestionamentos.
A proposta também prevê que sejam definidos os locais prioritários para instalação dos equipamentos, bem como o prazo e o plano de implantação. O texto estabelece ainda deveres e sanções tanto para o Executivo estadual quanto para os municípios, caso as normas sejam descumpridas.
Segurança viária
De autoria da deputada Amanda Teixeira Dias (PL), o projeto pretende não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também contribuir para o aprimoramento da segurança pública no estado, por meio da otimização da segurança viária.
Próximos passos
Caso aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o PL 2.984/24 seguirá para votação em Plenário. Se aprovado em dois turnos, poderá entrar em vigor após sanção do governador, viabilizando a adoção de uma tecnologia que promete transformar a gestão do tráfego em grandes centros urbanos mineiros.
Com informações do Hoje em Dia