O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nessa quinta-feira (11) que espera que o suspeito de assassinar o influenciador político Charlie Kirk seja condenado à pena de morte. A declaração foi dada durante entrevista à emissora Fox News, após o anúncio da prisão do suposto atirador.
“Espero que ele seja considerado culpado. E espero que receba a pena de morte. O que ele fez… Charlie Kirk era a melhor pessoa, ele não merecia isso. Ele trabalhou muito e tão bem. Todos gostavam dele”, disse Trump.
De acordo com o presidente, o suspeito foi preso na manhã desta quinta-feira, após uma denúncia feita por alguém próximo a ele. Trump explicou que, apesar das dificuldades nas investigações iniciais, as autoridades conseguiram localizar o homem.
“Vou dizer ‘eu acho’ só para nos proteger, para que não sejamos processados, mas com alto grau de certeza, nós o temos em custódia. Nós trabalhamos com polícia local, com o governador, todos fizeram um ótimo trabalho. Nós começamos com nada, com um vídeo que o fez parecer com uma formiga, aquilo [o vídeo] era quase inutilizável, só sabíamos que tinha alguém lá em cima [do telhado]. Muito trabalho tem sido feito nos últimos dois dias e meio […] Ele está preso”, afirmou Trump.
O presidente ainda detalhou como a prisão ocorreu, segundo relatos das autoridades:
“Eu não quero ir muito longe, eu gostaria de contar vocês algumas histórias e como isso [a prisão] aconteceu, mas uma pessoa que era muito próxima dele o entregou. É interessante, nós tínhamos boas fotos, mas não ótimas ou perfeitas, mas o que aconteceu foi que uma pessoa muito próxima o reconheceu e disse: ‘É ele’. A pessoa foi até o Serviço de Delegados Federais dos Estados Unidos [para denunciá-lo]. Era uma pessoa de fé, um pastor, que foi até a polícia.”
Ainda segundo Trump, o pai do suspeito teria desempenhado um papel importante ao convencer o filho a se entregar. O presidente afirmou que o FBI deve divulgar mais detalhes em breve.
Morte de Charlie Kirk
Charlie Kirk, de 31 anos, era um influenciador conservador com forte atuação junto à juventude pró-Trump nos Estados Unidos. Ele foi morto com um tiro no pescoço enquanto discursava em um evento na Utah Valley University, no oeste do país.
O assassinato foi registrado por vídeos que circularam nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que Kirk fala ao público sob uma tenda quando se ouve um único disparo. Ele cai da cadeira e o público entra em pânico.
Investigação e arma do crime
Segundo o comissário de Segurança Pública de Utah, Beau Mason, o atirador chegou ao campus por volta das 11h52 (horário local), subiu ao telhado de um prédio vizinho ao evento e disparou uma única vez, atingindo Kirk no pescoço. Após o tiro, ele fugiu para um bairro próximo.
As equipes de investigação encontraram um rifle de ferrolho de alta potência em uma área arborizada na rota de fuga do atirador. O armamento será analisado pelo FBI, que acredita se tratar da arma utilizada no crime.
Além da arma, foram recolhidas impressões de calçados, marcas de palma e antebraços, que também passarão por perícia.
A investigação continua sob responsabilidade do FBI, que deve divulgar novas informações nos próximos dias.
Com informações do Itatiaia