Desde terça-feira (16), a Vigilância Sanitária realiza uma operação que resultou na apreensão de 2,4 toneladas de queijo Minas artesanal em supermercados de Belo Horizonte. A ação, que continua nesta quinta-feira (18), foi motivada pela identificação da bactéria Listeria monocytogenes em alguns lotes do produto. Um dos estabelecimentos fiscalizados é o supermercado Verdemar.

A bactéria foi detectada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que determinou a suspensão da fabricação do queijo e o recolhimento imediato das unidades disponíveis no varejo. A ingestão do alimento contaminado pode causar listeriose, doença que provoca sintomas gastrointestinais como diarreia e, em casos graves, pode evoluir para meningite.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os queijos potencialmente contaminados são embalados com marca própria pelos supermercados — como o Verdemar, que comercializava o produto com seu nome.

A reportagem solicitou ao Mapa informações sobre a origem do queijo e se outros supermercados foram alvo da fiscalização, mas ainda aguarda resposta. O Verdemar também foi procurado, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.

Com informações do O Tempo

 

COMPARTILHAR: