O Horário de Verão, em vigor desde a última semana, tem o objetivo de aproveitar melhor a luz natural, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, horário de pico de consumo de energia elétrica.

Confira algumas dicas para contribuir com pequenas ações do cotidiano.

1.      Desligue o computador na hora do almoço. Ao longo de um ano, se só 1% dos brasileiros desligar o computador todo dia, apenas na hora do almoço, a energia economizada evitará a emissão equivalente ao carbono absorvido por 30 mil árvores da Mata Atlântica.

2.      Geladeiras e freezers são grandes consumidores de energia, por ficarem ligados o tempo todo. Instale-os em local ventilado e longe do fogão, não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes, e regule o termostato para esfriar menos no inverno.

3.      Não descarte pilhas e baterias em lixos comuns, pois elas contêm metais tóxicos, que podem contaminar o solo e a água. Leve as pilhas e baterias a postos de coleta autorizados.

4.      Antes de comprar um produto, pesquise sua eficiência energética.

5.      Utilize papel somente quando for realmente necessário. Com o papel que utiliza em um ano, cada brasileiro é responsável pela destruição de, em média, duas árvores, além de 2.000 litros de água e 120 litros de petróleo.

6.      Separe as garrafas Pet para reciclagem. Se todos os brasileiros adotassem esse hábito, a cada dois anos deixariam de ir para o lixo e iria para reciclagem uma montanha de plástico equivalente ao morro do Pão do Açúcar.

7.      Recicle latinhas de alumínio. A energia economizada pela reciclagem de uma única lata de alumínio manteria uma lâmpada fluorescente de 15W acesa por 12 horas.

8.      Economize cimento. O gás carbônico emitido na produção de 3 sacos de cimento (de 50kg) é maior do que o emitido durante o uso de um botijão de gás doméstico inteiro! Ao evitar o desperdício de cimento, planejando adequadamente a sua compra para uma obra, você evita desperdícios e reduz a contribuição para as mudanças climáticas.

9.      Compre alimentos em quantidades menores. No Brasil, um terço dos alimentos comprados por uma família é desperdiçado, gerando impacto no meio ambiente e na sociedade.

10. Escove os dentes de torneira fechada. Se todos os moradores do Brasil fizerem isso, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu.

 

 

O Tempo Online

COMPATILHAR: