O maior índice de casos sobre aborto no Brasil está concentrado na Região Sudeste. Pesquisa inédita constatou que 31% das ações judiciais relacionadas ao aborto estão ligadas à violência contra as gestantes.
A pesquisa foi feita pela advogada Tamara Amoroso Gonçalves e pela socióloga Thais de Souza Lapa. Elas analisaram durante cerca de um ano em torno de 800 processos julgados pelos Tribunais de Justiça de todos os estados, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre 2001 e 2006.
Segundo Tamara Amoroso, o trabalho pretendia analisar os fatores que levaram ao aborto das gestantes, e o que se pode observar é que a violência predomina. Na maior parte dos casos, as agressões são causadas pelo próprio companheiro ou ex-companheiro. As razões variam desde a indignação do próprio parceiro, por não conseguir reatar o relacionamento, até pela razão de o ex-companheiro sugerir o aborto por estar se relacionando com outra mulher.
Na comparação pelas regiões brasileiras, do total de processos que vinculam o aborto à violência, 67% se concentram na Região Sudeste, 20% no Sul, 7% no Centro-Oeste, 4% no Nordeste e 2% no Norte. Essa predominância ocorre em função do maior acesso ao Judiciário nos estados mais desenvolvidos do país.

COMPATILHAR: