O livro “A Falência” escrito pela brasileira Júlia Lopes de Almeida é a dica de leitura desta semana.
O Projeto no “Meio do Caminho tem um Livro” é idealizado pelas três Bibliotecas Públicas de Formiga.
Neste romance, é apresentada a história de Camila, uma mulher do final do século XIX, acostumada a ter uma vida luxuosa que após a falência e a morte de seu marido precisa enfrentar a pobreza e aprender a recomeçar.
Francisco Teodoro, o esposo da protagonista, é um imigrante português que chega pobre ao Brasil e constrói sua riqueza trabalhando como empresário do ramo cafeeiro. Por conveniência e em busca de status social, casa-se com a jovem Camila e dessa relação por interesse nascem Mário, Ruth, Raquel e Lia.
Presa em um casamento sem amor, Camila se envolve com o Dr. Gervásio – um médico muito inteligente e amigo próximo da família, muito considerado por Teodoro justamente por seu prestígio social.
Toda a narrativa da história gira em torno das decisões ruins tomadas pelos homens da narrativa e como tais decisões acabam afetando a vida das mulheres da trama.
Em uma dessas decisões equivocadas, Francisco investe todo o patrimônio da família na bolsa de valores, levando a todos a ruína financeira.
De maneira bastante provocativa, o romance traz o protagonismo de feminino ao descrever as personagens femininas como mulheres fortes e capazes de serem independentes.
Esta e outras incríveis histórias podem ser encontradas na Biblioteca Pública Municipal “Doutor Sócrates Bezerra de Menezes ”, situada na praça São Vicente Férrer, número 140, no Centro.
Fonte: Bibliotecas Públicas

Foto: reprodução biblioteca pública