Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (20), dia que marca o fim do verão e o começo do outono, Desirée Brandt, meteorologista e sócia executiva da Nottus, alertou para fortes temporais no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro neste final de semana.
“Um sistema frontal se forma na região Sul do Brasil e varre o sul do país de hoje, quarta-feira (20) para amanhã, quinta-feira (21). Como tem feito muito calor, isso deve ajudar na formação de nuvens carregadas. Até esta quinta-feira (21), essa frente fria encosta em São Paulo”, explica Desirée.
Para a especialista, o ponto de atenção é a faixa litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro. “Tem muita água para cair. As primeiras pancadas de chuvas são sempre as mais perigosas, vamos ver tempestades, ventania e um volume bem expressivo de chuva. O atlântico também está mais quente, mais um combustível para essas nuvens carregadas”, relata a meteorologista.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e tempestades para boa parte do país nos próximos dias. A única região sob alerta vermelho de perigo intenso é o litoral norte de São Paulo, a Zona da Mata, em Minas Gerais, todo o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.
O alerta vermelho vai de sexta-feira (22) até domingo (24). O Instituto espera chuva superior a 100 milímetros por dia e ventos superiores a 100 km/h. O Inmet ainda alerta para o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
A virada de tempo vem logo depois de uma onda de calor que aumentou as temperaturas dos termômetros em boa parte do país. Nas últimas semanas, as temperaturas ficaram pelo menos 5°C acima da média, por mais de cinco dias consecutivos.
A meteorologista ainda alerta que as outras partes do país também vão sentir essa mudança no tempo. “Sexta-feira (22) e final de semana vai ser bem diferente, um belo refresco por aqui”.
A partir das próximas semanas, Desirée explica que os brasileiros devem viver dias típicos do outono. “A tendência é o tempo ficar cada vez mais seco, isso começa em abril, principalmente no Sudeste, Centro-oeste e interior do Nordeste”. A previsão é de períodos de chuvas durante a estação, sempre intercalados com períodos mais quentes.
Fonte: CNN Brasil