Nessa quinta-feira (19), os alunos dos 7° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Centro de Atenção Integral a Criança (Caic) participaram de uma aula em que aprenderam a fazer iogurte.

Durante a aula, eles aprenderam sobre as bactérias e o processo de fermentação do leite na produção da bebida. A atividade faz parte da disciplina de ciências, lecionada pela professora Daniela Assis.

 

Antes da realização da experiência, os alunos tiveram o conteúdo teórico em sala de aula como base para a atividade prática.

Eles estudaram a importância da fermentação das bactérias para a produção do iogurte. Para o procedimento foi necessário leite de origem animal, iogurte natural, açúcar e frutas.

A partir do entendimento sobre o assunto, os alunos partiram para a ação e no final do processo puderam degustar o iogurte.

Os estudantes, sob supervisão da professora, do coordenador pedagógico, Kênio de Oliveira Miranda e da diretora, Aparecida Sônia Oliveira, seguiram o passo-a-passo para a preparação do iogurte.

“As bactérias que existem no iogurte se proliferam no leite e produzem, durante sua fermentação, o ácido lático. Essa substância acidifica o ambiente e dá aquele gostinho azedo do iogurte”, explica a professora.

“Além de fixar o conteúdo, eles aprenderam a produzir o iogurte. Essa receita rende mais e é mais barata do que o iogurte que compramos. Eles puderam tomar conhecimento também sobre os benefícios que o iogurte traz ao nosso organismo”, comentou Daniela.

“Essa é mais uma das atividades elaboradas pela escola que, desde o 1° ano do ensino fundamental, incentiva e produz atividades práticas com os alunos”, relatou Aparecida.

 

Comentários
COMPATILHAR: