A barragem B2, da mina de Fernandinho, em Rio Acima, na Região Metropolitana de BH, subiu para o nível 2 de alerta e apresenta riscos de rompimento. A situação acontece por conta de problemas estruturais em um canal que conduzia o controle de água na barragem. A mina é de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que comunicou ao mercado sobre o aumento do alerta e diz não existir riscos para moradores da região. 

Técnicos da CSN atuam com intervenções no local desde as primeiras horas desta terça-feira (11), tentando recuperar o canal destruído. A reportagem do portal Itatiaia apurou, junto a fontes da companhia, que um morro desbarrancou devido às chuvas e atingiu o canal — estrutura que havia sido construída em dezembro para realizar o descomissionamento da barragem, programado para acontecer em fevereiro. 

“A CSN reforça também que a Barragem B2 não envolve riscos à população pois todos os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) já foram realocados e tampouco representa impacto relevante na produção da Companhia”, mostra trecho do comunicado da empresa ao mercado. 

Com 33 metros de altura e cerca de 400 mil metros cúbicos de água e rejeito, a barragem B2 de Fernandinho é considerada uma estrutura “pequena” quando em comparação com as barragens, por exemplo, que romperam em Brumadinho, de 12,7 milhões, e Mariana, com mais de 40 milhões. 

Por ser composta majoritariamente de água, no entanto, a barragem em Rio Acima é considerada mais fluída, o que, segundo estudos, poderia, em caso de rompimento, acabar atingindo o Rio das Velhas. 

Em outra barragem da CSN, a Agência Nacional de Mineração, a ANM, determinou nesta segunda-feira (11) que a empresa, proprietária da barragem Casa de Pedra, em Congonhas, adote medidas para corrigir as erosões em um dique da estrutura.

Segundo a ANM, a barragem de Congonhas não corre risco iminente de rompimento, mesmo tendo encontrados erosões e trincas, que seriam normais em barragens em épocas de chuva. A Itatiaia obteve o relatório feito pela agência, que será divulgado a toda a imprensa nesta terça-feira.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: