O Brasil e a Indonésia assinaram nesta terça-feira (19) um acordo que estabelece os requisitos sanitários necessários para o início das exportações de carne bovina brasileira ao país asiático. O entendimento inclui carne com osso, miúdos bovinos, produtos cárneos e preparados de carne.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o acordo representa uma conquista importante para o Brasil, que já ocupa a posição de maior exportador de carne bovina do mundo. A medida também fortalece a parceria comercial entre os dois países.

Em 2024, a Indonésia importou US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para itens dos complexos sucroalcooleiro e da soja, além de fibras e produtos têxteis.

Com cerca de 283 milhões de habitantes, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo. Nos últimos anos, o país vem registrando crescimento da renda média e expansão da classe média urbana, fatores que impulsionam o consumo de carne bovina.

Com a inclusão da Indonésia, o Brasil alcança a marca de 402 mercados abertos desde o início de 2023, ampliando sua presença internacional no setor agropecuário.

Com informações do Portal R7

COMPARTILHAR: