O Ministério Público está conduzindo uma operação em 13 estados do Brasil para combater organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e nos sistemas prisionais. A operação, denominada Operação Escritório do Crime, está ocorrendo simultaneamente em várias cidades, incluindo Campo Belo, no Sul de Minas, onde o foco da investigação está concentrado.
A investigação teve início após uma série de homicídios ocorridos na cidade e durou cerca de 8 meses, descobrindo que os crimes têm ligação com disputas entre traficantes pela hegemonia criminosa com forte atuação de líder de facção na região. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o grupo apurado é responsável pela organização de planos de vingança e pela articulação de uma série de ações criminosas, incluindo o tráfico de drogas e seu financiamento, sequestro, receptação de carros clonados e tráfico de armas.
O Ministério Público já concedeu duas denúncias contra 10 pessoas pela prática de 17 crimes. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de prisão temporária nesta manhã. Durante o inquérito, foram recolhidos elementos que apontam para o tráfico de drogas entre Estados da Federação e com o uso de grave ameaça e emprego de armas de fogo. A Operação Escritório do Crime também está acontecendo em outras cidades de Minas Gerais.
Fonte: G1