O Caps II, de Formiga, realizará no próximo dia 20, na Câmara Municipal, um evento gratuito com o tema ‘Transexualidade e Cidadania’.

A organização convida os profissionais que atuam nas diversas políticas públicas e egressos dos cursos de Ciências Humanas e Sociais que tiverem interesse em aprofundar seu conhecimento acerca da temática da Transexualidade e do movimento transgênero, na perspectiva da garantia de direitos.

A proposta da palestra com a assistente social Danielle Basílio será entender o fenômeno da transexualidade a partir de conceitos correlatos como identidade de gênero, orientação sexual, cisgeneridade e heterocisnormatividade.

Afim de desmistificar preconceitos, objetiva-se com esse encontro compreender a pessoa trans enquanto sujeito de direitos que possui sua particularidade de vivências e questões.

Lembrando que, conforme o CID-11, transexualidade não é mais considerada um transtorno mental, urge a necessidade de abordar noções sobre a Disforia de Gênero (termo correto) e suas implicações no campo da Saúde Mental.

Portanto, entendendo a pessoa trans como sujeito de direitos, surge a pergunta: Quais são os serviços e políticas públicas para atender essa população? Para esclarecer essa e demais questões, Danielle Basílio vai elucidar sobre a Política Nacional de Saúde da População LGBTQIA+ e a forma como o SUS garante esse processo de transição seguro, que envolve cirurgias, hormonoterapias, fonoterapia, dentre outras ofertas.

Foto: Divulgação

Fonte: Gabriel Ferreira, psicólogo do Caps

 

 

 

COMPARTILHAR: