O dia começou com chuva e ventania nesta segunda-feira (28) em partes do Centro-Sul e Sul do Brasil. A virada no tempo, que pode trazer ventos de até 100 km/h acontece por causa de um ciclone extratropical que começou no Rio Grande do Sul e vem subindo o mapa do país.

De acordo com a previsão, o tempo deve ser com rajadas de vento e possibilidade de chuva em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo Climatempo e MetSul meteorologia, na capital paulista e em municípios da Grande São Paulo, as rajadas de vento nesta segunda-feira (28) vão de 80 km/h a 100 km/h. Já no início da manhã, os ventos fortes derrubaram uma árvore em cima de um carro na zona leste.

Foto: TV Globo

A chuva em São Paulo se espalha pelo interior e litoral ainda nesta manhã. Há um aviso de alagamento para o estado pelo Inmet.

A Defesa Civil emitiu alerta para ventos fortes no Centro-Leste do estado, com ventanias de até 70 km/h na região de Campinas, no Vale do Paraíba e litoral norte.

Há risco de destelhamentos, queda de galhos, árvores e danos em estruturas. Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta a população a não se abrigar nem estacionar veículos debaixo de árvores.

O litoral paulista também deve ser afetado com a chegada da frente fria. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca com ondas de até 3 metros de altura. Desde sábado (26), há aviso de ventania entre Florianópolis (SC) e São João da Barra (RJ), com ventos de noroeste a sudoeste de até 75 km/h.

No litoral gaúcho, as rajadas já atingem 110 km/h. O avanço do ciclone também já provoca ventos intensos em capitais como Porto Alegre — onde os termômetros marcam 15 °C nesta manhã — e em Florianópolis, onde o céu permanece limpo, mas o vento sopra forte e deve se intensificar ao longo do dia.

Risco de granizo em Mato Grosso do Sul

Depois de semanas de tempo seco, a chuva está de volta a boa parte de Mato Grosso do Sul — e em grande volume. Há risco de temporais com granizo e acumulados significativos de chuva, segundo meteorologistas. Em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, a última vez que choveu mais de 10 mm foi no final de junho.

Chuvas se espalham pelo país

A instabilidade se desloca do Centro-Sul para outras regiões ao longo da semana. Há previsão de chuva do norte do Acre até o litoral sul da Bahia, além de registros em Recife, onde a Defesa Civil local colocou a cidade em estado de atenção devido às chuvas e à maré alta, com picos de 2,5 metros.

Em João Pessoa (PB), o céu está carregado com chuvas intensas, cenário semelhante ao de toda a costa do Nordeste. Também chove nas capitais Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR). Já Brasília (DF) e Vitória (ES) enfrentam tarde quente e seca, com tempo firme — condição que também se mantém em grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rondônia.

Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar deve avançar sobre o estado de São Paulo a partir de terça-feira (29), provocando queda acentuada nas temperaturas. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital paulista deve registrar nesta segunda variação entre 12 °C pela manhã e 31 °C à tarde.

Já na terça, a máxima não deve passar de 18 °C — cenário que deve se repetir na quarta (30). O estado está sob alerta amarelo de perigo potencial de queda de temperatura.

 

Fonte: G1

COMPARTILHAR: