A cidade de Serra da Saudade, localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, continua sendo o município menos populoso do Brasil. De acordo com a nova estimativa do IBGE, divulgada na quinta-feira (28), a cidade passou de 854 para 856 habitantes entre 2024 e 2025, um aumento de apenas duas pessoas.

Mesmo com o crescimento discreto, Serra da Saudade mantém, há 12 anos, o título de cidade menos populosa do país. Esse posto foi assumido em 2013, quando o município ultrapassou Borá (SP) no ranking demográfico nacional.

Apesar do número reduzido de moradores, a cidade não está entre as menores em extensão territorial. Com 335,6 km², ocupa a 459ª posição em tamanho entre os 853 municípios mineiros.

A rotina local é marcada por peculiaridades. Em 2023, o portal g1 destacou histórias como famílias que representam uma parcela significativa da população, vizinhos que moram a quilômetros de distância uns dos outros e a quase inexistência de crimes. O último homicídio registrado na cidade ocorreu há mais de 50 anos.

Outro dado curioso é que, em algumas eleições, o número de eleitores supera o de habitantes. Em 2024, por exemplo, o TSE registrou mais eleitores aptos a votar do que o total estimado de moradores naquele ano.

Na economia, Serra da Saudade apresentou um PIB per capita de R$ 28,3 mil em 2021 e registrou mais de R$ 31 milhões em receitas brutas realizadas em 2024. A cidade é administrada atualmente pela prefeita Neusa Maria Ribeiro (PSD) e foi fundada em 1962, comemorando seu aniversário no dia 1º de março.

Com apenas dois bairros Centro e São Geraldo Serra da Saudade reúne características singulares: uma única família representa cerca de 5% da população, a cidade conta com apenas dois supermercados, uma loja de roupas, uma padaria, uma casa lotérica e sete bares. Não possui hospital, posto de combustíveis ou farmácia, sendo que o atendimento médico e o fornecimento de remédios ficam sob responsabilidade da Prefeitura.

Apesar da simplicidade, a cidade mantém estrutura básica de serviços e até oferece Wi-Fi gratuito na praça central. Com peculiaridades que a tornam única, Serra da Saudade segue como a cidade mais enxuta do Brasil e agora com dois moradores a mais.

Com informações do G1 Centro-Oeste

COMPARTILHAR: