A partir desta segunda-feira (31), é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 e teste negativo para participar de eventos em Belo Horizonte. 

A medida foi anunciada na semana passada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) e o comitê municipal de combate à doença em uma entrevista coletiva. Na ocasião, ele afirmou que implantaria a medida para evitar expor as outras pessoas à “idiotas negacionistas”. 

A nova regra está em três portarias da Secretaria Municipal de Saúde publicadas na sexta-feira (28) no Diário Oficial do Município. 

A exigência é válida para atividades de casas de shows e espetáculos, casas de festas, discotecas, danceterias, salões de dança, espetáculos circenses, e também jogos de futebol profissional e eventos de corrida. 

Para entrar, é preciso apresentar “comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 e do resultado negativo para a Covid-19 em teste do tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizados até setenta e duas horas antes da atividade, inclusive para funcionários”, diz o texto. 

No caso das partidas de futebol, os comprovantes também serão exigidos da imprensa e os organizadores são responsáveis por testar os funcionários e colaboradores, além de conferir o comprovante de vacinação de cada um. 

Essa é uma das medidas adotadas pela Prefeitura para tentar conter o avanço da variante ômicron, que já pressiona hospitais da rede pública e privada da capital há semanas. 

A Prefeitura também cancelou o carnaval, que este ano cai em 1º de março. 

Fonte: Estado de Minas

COMPARTILHAR: