O 10º Batalhão de Bombeiros Militar realizou a Operação Finados 2023, entre a zero hora de quinta feira (2) às 23h59 do domingo (5).

O objetivo foi oferecer serviços preventivos e atendimentos de emergência necessários para proteger as pessoas e seus pertences, fortalecendo as ações de prevenção.

Durante este período, o tráfego nas estradas tende a aumentar e ter veículos posicionados em locais críticos desempenha um papel fundamental na redução do tempo de resposta, especialmente em áreas com histórico de acidentes graves.

Além de melhorar a segurança no trânsito, é igualmente essencial o reforço dos recursos e pessoal em locais frequentados por banhistas e embarcações, como rios, lagos e clubes aquáticos, garantindo um ambiente aquático mais seguro.

Durante os dias 1º de novembro e os da operação (entre 2 e 5), o Cobom (sede e frações) atendeu 218 ocorrências nos 54 municípios protegidos pelo Batalhão. Entre as ocorrências atendidas, alguns dados se destacam:

Acidentes

Foram atendidas cerca de 10 ocorrências de acidente de trânsito nos dias 1º, 2 e 5. Entre essas, uma colisão entre automóveis na MG-176, KM 10, em Bom Despacho, que resultou em 1 óbito e em Oliveira, uma carreta perdeu o freio e colidiu contra três casas, não resultando em vítimas.

Incêndios

Durante os dias da operação, o 10° BBM atendeu 7 ocorrências de incêndio. Destas, em Formiga, a GUBM foi acionada para atender um incêndio em habitação unifamiliar, o qual tratava-se de ato criminoso e a Polícia Civil foi acionada devido o suspeito estar presente no local e não deixa vítimas.

No bairro Alto dos Pinheiros, também em Formiga, a GUBM atendeu outra ocorrência de incêndio em uma residência unifamiliar. Tratava-se de incêndio em garagem e além dos danos ao imóvel, a ocorrência resultou em uma vítima que foi encaminhada para o Pronto Atendimento de Formiga devido intoxicação por fumaça.

Outras 5 ocorrências foram atendidas, duas delas sendo incêndio em veículos. Nenhuma delas deixa vítimas.

Outras ocorrências

Além disso, houve um salvamento de pessoas em inundação/alagamento/ enxurrada em Itaúna. Segundo o solicitante, um carro foi arrastado pela correnteza com uma pessoa no interior do veículo e caiu no rio. Os dois ocupantes do veículo conseguiram sair.

Também em Itaúna, uma equipe do Corpo de Bombeiros atendeu a um afogamento, a vítima de 30 anos teria se jogado por três vezes e na última, submergiu na margem de uma lagoa. Os bombeiros localizaram o corpo após algum tempo de busca e o deixou aos cuidados da perícia da Polícia Civil.

Uma dependente química em crise psiquiátrica, após o uso de drogas, se jogou do pontilhão de ferro no rio Itapecerica próximo a ponte do Niterói. A GUBM retirou a vítima com sinais vitais preservados e deixou a mesma aos cuidados da USA no local.

Fonte: Corpo de Bombeiros

 

COMPARTILHAR: