A vereadora Joice Alvarenga fez o uso da Tribuna do Povo, na condição de oradora para chamar a atenção de todos sobre a figura da Mulher, que nesta quarta-feira (8), comemora-se o Dia Internacional da Mulher.
A vereadora lembrou os trabalhos, ações e a iniciativas projetadas e criadas pelo Legislativo, em especial, de sua autoria em defesa, proteção e valorização da mulher.
Ela também fez o convite para participarem do evento: Coletivo 8MFormiga – Violência contra as mulheres, onde haverá uma mesa redonda com debate e várias palestras.
O evento será às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Formiga.
O coletivo 8MFormiga é formado por 10 mulheres formiguenses, foi criado no intuito de levar informação e conhecimento a outras mulheres.
Fazem parte do coletivo Sarah Lopes, Flávia Leão, Lorena Castro, Luiza Parreira, Luciana Fraga, Margareth de Oliveira, Vitória Ramos, Joice Alvarenga, Rafaella Brito e Caroline Lopes.
“O dia 8 de março não é para mulheres ganharem flores e bombons, mas sim, para lembrarmos de nossas violências cotidianas, e como podemos combate-las”, reforça Flávia Leão, que é ex-integrante do Coletivo Irmandade das Flores.
Segundo a idealizadora do Coletivo, Sarah Lopes, ressalta que cada vez mais percebemos que existe uma ampliação das desigualdades econômicas e sociais e o retrocesso nos direitos conquistados pelas mulheres. Assim, como a deslegitimação das leis que conferem seguranças às mulheres e a intolerância ao gênero. Precisamos alertar a todas, que não estamos sozinhas e juntas somos mais. Precisamos somar, não podemos nos calar. Nesse sentido, aproveitamos este momento de reflexão e de luta que representa o dia 08 de Março, e reunimos um coletivo de mulheres formiguenses que buscam o empoderamento para debater um tema tão importante que é a violência contra a mulher. Assim, nosso objetivo, é
refletir, informar e propor ações que possam proporcionar às mulheres e grupos marginalizados a igualdade de oportunidades; sejam elas no lar, no trabalho, na vida social e na saúde, para todas as classes e raças, comentou Sarah.
A abertura do evento contará com o Coral Municipal da EMART, sob a regência de Francinara Gonçalves. A fotografia ficará por conta de Rafaella Brito e o apoio fica a cargo do Unifor-MG.
Confira a programação
1.Sarah Lopes – “Violência Doméstica contra a mulher”
- 3º Sargento Francisco José Dias e Cabo Ana Cláudia Mamede de Castro 63º Batalhão da Polícia Militar de Formiga – “’Patrulha Doméstica – atuação em Formiga”
3.Joice Alvarenga – “Violência contra a mulher na política”
4.Franciele D’Carlos – “Violência Obstétrica contra a mulher”
- Caroline Lopes – “Violência contra a mulher negra”
- Flávia Leão – “Violência de gênero”
7.Luciana Fraga – “Violência contra a mulher nos meios de comunicação”
8.Fabiane Magela Ribeiro – “Violência contra a mulher na saúde”
- Jaqueline – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): “O trabalho do CREAS no combate à violência contra a mulher”
- Centro Jurídico do UNIFOR – Professora Nélida Reis Caseca Machado: “Violência contra a mulher no ambiente acadêmico”
Comissão Especial de Educação
A vereadora Joice Alvarenga solicitou durante a reunião a nomeação de uma Comissão Especial de Educação para avaliar a situação de funcionamento e condições estruturais das escolas municipais e Centros de Educação Infantil.
Após, aprovação do requerimento pelos vereadores, o presidente da Câmara, Marcelo Fernandes, nomeou, por meio de sorteio, a Comissão Especial formada pelos seguintes parlamentares: Cabo Cunha, Cid Corrêa e Luiz Carlos Tocão.
A comissão terá 30 dias para realizar os trabalhos e relatar aos demais vereadores as situações encontradas para que, uma vez comprovadas as denúncias e encontradas outras situações de irregularidades sejam tomadas as medidas que garantam a solução das questões apontadas e, a depender da gravidade, a possibilidade de denúncia, dos envolvidos.
Fonte: Câmara Municipal