Para festejar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, a Santa Casa de Caridade de Formiga, por meio da central de captação, preparou uma semana de homenagens aos doadores.
De 23 a 26 de novembro, os responsáveis que atuam na captação de sangue e medula óssea da Santa Casa estarão informando a sociedade sobre a importância em ser voluntário.
De acordo com a técnica de enfermagem e captadora de sangue e medula óssea da Santa Casa de Formiga, Helena Maria, esta semana, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue é muito importante. A Santa Casa de Formiga convida os voluntários para que eles possam doar seu próprio sangue, pois eles irão contribuir para o ciclo da vida, afirma.
Durante a semana, vários cartazes serão fixados na entrada da Santa Casa, nos ônibus que irão a Divinópolis levar os voluntários, divulgando a importância em ser um doador. A coordenação já está trabalhando em cima disso, para que a sociedade possa se informar a respeito da semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, comenta.
Segundo Helena Maria, na sexta- feira (27), os voluntários serão encaminhados até o Hemocentro de Divinópolis, onde eles farão a doação de sangue. Os voluntários são encaminhados pelos ônibus da Prefeitura até o Hemocentro. O procedimento é realizado da seguinte maneira: é feita a coleta do sangue, após feito isso, o sangue é levado para o laboratório, onde a análise é feita, para saber se a pessoa não possui nenhum tipo de problema de saúde, para que possa ser feita a transfusão, afirma. O material utilizado na coleta do sangue é descartável, não compromete a saúde do paciente, afirma.
Na oportunidade, Helena Maria parabeniza a todos os doadores de sangue, por doarem um pouco de suas vidas.
Confira os requisitos para que os voluntários possam doar seu sangue:
– Idade entre 18 e 65 anos
– Apresentar uma boa saúde
– Pesar mais de 51 quilos
– Não ter tido hepatite após os 10 anos
– Não apresentar doenças graves do coração
– Não conter doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
– Dormir bem na noite anterior
– Fazer alguma refeição antes da doação de sangue
– Levar algum documento
– Não ser usuário de Drogas
– Não apresentar ferimentos no corpo
– Não ter realizado cirurgias nos últimos 12 meses
– Pode ter tatuagens, mas ela tem que ter sido feita há mais de 12 meses.
– A menstruação e uso de anticoncepcionais não impedem a doação de sangue.
– As mulheres podem doar sangue num período de 3 em 3 meses. Já os homens podem doar no intervalo de 2 em 2 meses.

COMPATILHAR: