O egresso Wesley de Melo Rangel, do curso de Ciências Biológicas do Unifor-MG, defendeu a tese de doutorado, em setembro, como o primeiro pesquisador a receber a dupla titulação pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) e a Universidade de Hasselt – UHasselt (Bélgica), devido a um acordo entre ambas as instituições.

A tese defendida foi “Metal tolerant bactéria with plant growth promoting traits isolated from mining areas”, pelo programa de pós-graduação em Microbiologia Agrícola, sob a orientação da Profa. Dra. Fátima Moreira.

Na abertura da banca, a orientadora destacou o fato de ser a primeira tese defendida no âmbito desse acordo de cooperação. “A diplomação para duas universidades incentiva tanto a ida quanto a vinda de pesquisadores. E a UHasselt está bastante receptiva com essa cooperação”, destacou.

De acordo com o egresso Wesley de Melo Rangel, a dupla titulação foi uma oportunidade única. Para o desenvolvimento da tese, ele pesquisou bactérias isoladas existentes em áreas de mineração no Noroeste de Minas Gerais. O egresso constatou que as bactérias estudadas são capazes de promover o crescimento de plantas e podem ser ferramentas para auxiliar na revegetação das áreas degradadas pela mineração. Também fez o sequenciamento genético das bactérias isoladas que se mostraram mais promissoras, a fim de identificar as características genéticas que beneficiam o crescimento das plantas.

 

O egresso Wesley de Melo Rangel é formiguense e concluiu o curso de Ciências Biológicas no Unifor-MG em 2007. Tem mestrado em Ciência do Solo pela UFLA (2011). Concluiu o doutorado em Microbiologia Agrícola, linha de pesquisa Biotecnologia de microrganismos aplicada à Agropecuária e ao Meio Ambiente, áreas de concentração Associações planta-microrganismos: micorrizas, FBN e Fitorremediação, também pela Universidade Federal de Lavras, participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) em parceria com o grupo de pesquisa em Biologia Ambiental no Instituto de Ciências Ambientais, na Universidade de Hasselt, Diepenbeek, Limburg, Bélgica (janeiro-dezembro 2014).

wesley rangel1

Unifor-MG

COMPATILHAR: