Dois alunos da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão (Escola Normal), de Formiga, foram selecionados para a primeira fase do Passaporte Mineiro do Conhecimento, programa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que pode levar estudantes da rede pública a um intercâmbio internacional de até um ano letivo.
Júlia Vitória de Faria e Wallisson Charles da Silva, ambos do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), estão entre os 300 estudantes de toda Minas Gerais convocados para essa etapa inicial. Eles representarão a única escola de Formiga contemplada nesta edição do programa. A trilha formativa acontecerá entre os dias 15 e 18 de junho, em um resort em Caeté, e contará com oficinas e palestras sobre temas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além de atividades voltadas ao desenvolvimento de competências como empatia, pensamento crítico e cidadania global.
Acompanhando os alunos, o diretor Renan Donizetti Fonseca destaca o valor da conquista:
“Essa é uma oportunidade que reafirma o potencial dos nossos estudantes e o papel transformador da educação pública”, disse o diretor.
Após essa fase, os participantes passarão por entrevistas e avaliações adicionais. Ao final do processo, os 150 estudantes mais bem avaliados receberão bolsas completas para estudar no exterior em 2026, com todos os custos cobertos: passagens, hospedagem, alimentação, seguro, documentação e apoio financeiro mensal.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é voltado exclusivamente para alunos do 1º ano do EMTI e visa ampliar o acesso a experiências acadêmicas e culturais fora do Brasil. A conquista reforça o destaque da Escola Normal em iniciativas de valorização da juventude e da educação pública de qualidade.