Na manhã da última sexta-feira (25), Formiga foi palco de um importante encontro conjunto da Rede de Bancos de Alimentos das regiões Centro-Oeste e Sul de Minas (Rede BARCOS-MG) e da Rede Sul Mineira de Bancos de Alimentos.
Realizado no Centro de Treinamento do Banco de Alimentos de Formiga, o evento reuniu mais de 40 representantes de 14 municípios das duas regiões: Bambuí, Bom Despacho, Campo Belo, Carmópolis de Minas, Divinópolis, Formiga, Guaranésia, Ijaci, Medeiros, Pará de Minas, Piumhi, São João del-Rei, Tapiraí e Três Corações.
O encontro foi mediado pela Diretora de Segurança Alimentar Adriana Oliveira e reforçou a importância da articulação regional para o fortalecimento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Durante a abertura, a Prefeitura destacou o papel estratégico do Banco de Alimentos de Formiga e a necessidade de fortalecer iniciativas que combatam o desperdício e garantam o acesso digno à alimentação.
A atuação dos Bancos de Alimentos
Os Bancos de Alimentos são instituições públicas dedicadas a combater a fome, reduzir o desperdício e garantir uma alimentação adequada à população em vulnerabilidade. Para isso, captam doações por meio de:
- Campanhas solidárias, eventos e mobilizações;
- Parcerias com produtores rurais, empresas, comércio local e organizações sociais;
- Integração com programas como o Mesa Brasil SESC e a CEASA Minas.
Além de atuar na distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade, as redes de Bancos de Alimentos também desenvolvem ações de educação nutricional e articulam projetos regionais, reforçando sua posição como pilares no enfrentamento da fome em Minas Gerais.

Foto: divulgação/Decom
Fonte: Decom