Pelo menos 789 cidades mineiras estão em alerta por conta de uma forte onda de calor que atinge várias regiões do país. Os perigos à saúde vão de uma desidratação à hipertermia, que pode levar à morte.

Os riscos estão em um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta quarta-feira (23). O alerta permanece pelo menos até sexta-feira (25). De acordo com o aviso, os termômetros devem ficar até 5ºC acima da média histórica.

Em pleno inverno, uma onda de calor vai atuar ao menos até sábado (26) em Minas e grande parte do país. A massa de ar quente e seco pode provocar recordes de temperatura no país durante a estação mais fria do ano.

Em Belo Horizonte, incluída no alerta, os termômetros devem chegar a 33°C nesta quarta (23). Já no interior, o calor será ainda mais intenso. No Triângulo a previsão beira 40°C.

Por isso, os cuidados, principalmente com relação à hidratação, não podem ser ignorados. É preciso aumentar a ingestão de líquidos, além de se evitar a prática de atividades físicas ao ar livre, das 10h às 17h. Veja orientações:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

 

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPARTILHAR: