Um jaguarundi ou gato-mourisco foi confundido com uma onça-preta na tarde desta terça-feira (21) em Inconfidentes (MG). O animal foi filmado no Portal dos Inconfidentes, na zona urbana da cidade e causou pânico nos moradores da região.

Segundo o sargento Ribeiro, que é biólogo e trabalha na Polícia Militar de Meio Ambiente, moradores gravaram um vídeo do animal circulando na cidade. Porém, com a gravação, foi divulgada a foto de uma onça-preta, também conhecida como pantera-negra, o que causou medo na população.

Segundo o policial, o animal da foto não é o mesmo do vídeo apesar das semelhanças físicas. Trata-se na realidade de um Jaguarundi, ou gato-mourisco. Essa espécie de animal silvestre é um pouco menor do que a pantera-negra.

O habitat natural deles são as florestas, mas devido às mudanças climáticas e o aumento nas queimadas, os jaguarundis acabam migrando para a cidade em busca de proteção e alimentos.

A PM alertou que o gato-mourisco é predador de pequenas aves, alguns mamíferos e répteis, mas humanos não fazem partem da sua cadeia alimentar. Um ataque aos moradores só aconteceria caso alguém tentasse feri-lo.

O animal continua solto na cidade, mas o militar afirmou que logo ele deve voltar para o mato. Caso o gato morisco seja visto de novo pelos moradores não é preciso ter pânico, basta evitar contato com ele.

Fonte: G1 Sul de Minas

COMPARTILHAR: