Dois suspeitos de integrar uma organização criminosa que furtou cerca de 100 bovinos de fazendas de cidades do Triângulo Mineiro foram presos em Frutal, na manhã desta terça-feira (29), por meio da Operação Aprisco, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Além destes dois mandados de prisão, foram cumpridos outros sete de busca e apreensão em Fronteira e Uberlândia, ambas no Triângulo Mineiro, e ainda nas cidades paulistas de São José do Rio Preto, Guapiaçu e Nhandeara. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão não foram localizados objetos ilícitos, segundo a PCMG.

Por determinação do Poder Judiciário da Comarca de Frutal foi decretado o sequestro de bens e valores pertencentes aos investigados, no montante aproximado de R$ 250 mil.

Um suspeito está foragido. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos e delimitar a extensão do grupo criminoso“, informou o delegado Dimer Toledo Ribeiro.

Gado furtado em MG era enviado a frigoríficos de SP

De acordo com Ribeiro, as investigações tiveram início após o registro do furto de 57 novilhas ocorrido em 2 de abril de 2024 na cidade de Fronteira. “Na mesma data, parte dos animais foi localizada em um frigorífico na cidade de Guapiaçu, enquanto o restante já havia sido abatido“.

Durante as investigações, a PCMG identificou que os suspeitos também estariam envolvidos no furto de 34 vacas em Uberlândia, em 19 de fevereiro de 2024, e em um roubo ocorrido em Uberaba, em 1º de março.

Os agentes constataram que os animais subtraídos em Uberlândia foram abatidos no frigorífico de Guapiaçu e a carne comercializada em um estabelecimento localizado Campinas (SP).

A operação contou com a atuação conjunta de policiais civis de Frutal e Uberlândia, e teve apoio da PC de São José do Rio Preto (SP).

O nome da operação Aprisco, que significa ‘abre-te, curral’, faz alusão direta ao objeto das investigações: crimes patrimoniais envolvendo furto e roubo de gado bovino“, finalizou a PCMG.

Fonte: PCMG

 

COMPARTILHAR: