O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) afirmou nesta terça-feira (30) que é favorável à redução de penas para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, mas rejeita qualquer possibilidade de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a seus aliados mais próximos.
“Eu não votaria e não apoiaria uma anistia para Jair Bolsonaro e para o seu núcleo duro. O que eu apoio é apenas a redução de penas para quem participou dos atos de 8 de janeiro”, declarou em entrevista à Rádio Itatiaia.
O Projeto de Lei da Anistia tem gerado intensos debates no Congresso Nacional. Embora a proposta tenha como objetivo aliviar punições de alguns condenados, críticos apontam que ela pode ser usada como instrumento político para beneficiar Bolsonaro.
Kataguiri também criticou mensagens vazadas entre Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, que, segundo ele, revelam uma tentativa de manipular o discurso público.
“O que realmente interessa é o Bolsonaro. O discurso emocionado que eles têm feito em defesa dos coitados, da Débora do Batom, do Clezão, é um discurso para enganar eleitor”, afirmou.
A fala do deputado reforça a divisão entre parlamentares sobre os rumos do projeto e os possíveis impactos políticos da medida.
Com informações do Itatiaia