O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta quarta-feira (13) a dois novos ministros, além de Márcio França (PSB), que mudou de pasta, deixando Portos e Aeroportos para assumir o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. A estrutura da nova pasta ainda não foi desenhada por França, que é aliado de longa data do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e foi mantido no governo na cota do partido.
O deputado André Fufuca (PP-MA) assumiu o ministério dos Esportes, enquanto o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) vai chefiar o Ministério dos Portos e Aeroportos. Os dois irão participar de cerimônias de posse, abertas à imprensa e convidados, na tarde desta quarta-feira, em seus respectivos ministérios.
A posse de Silvio Costa Filho está marcada para começar às 15h, enquanto Fufuca será empossado às 18h30. Após o encontro com Lula, os ministros fizeram um pronunciamento à imprensa. Em seguida, foram chamados para a primeira reunião de trabalho com o presidente.
Pela Medida Provisória editada nesta quarta por Lula, caberá ao Ministério das micro e pequenas empresas as competências de definir políticas, programas e ações de apoio ao empreendedorismo, às firmas de pequeno porte, ao microempreendedor e ações de qualificação, crédito e promoção de competitividade e incentivo ao setor.
A equipe de comunicação da presidência tratou o evento como reunião fechada, mas líderes partidários, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e familiares dos novos ministros foram convidados para a cerimônia de posse. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também participou.
Fonte: Itatiaia