Em todo o estado de Minas Gerais, mais de 500 mil pessoas precisam regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral para não ter o título de eleitor cancelado. Nas cinco cidades mais populosas da região Centro-Oeste do estado, 14.795 eleitores estão na mesma situação.

O título de eleitor é cancelado após ausência sem justificativa em três votações seguidas. Cada turno é contabilizado como uma votação. Se o eleitor faltou em dois turnos de uma eleição e não justificou, conta como duas faltas.

Para saber se o título está sujeito ao cancelamento, acesse o Autoatendimento Eleitoral e escolha a opção ‘Débito Eleitoral’. O sistema indica as eleições com ausência de voto e justificativa. Também é possível obter a informação pelo e-Título ou ligando para o Disque-Eleitor nos telefones 148 e (31) 2116-3600.

Para regularizar a situação, basta pagar as multas. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.

Eleitores que não regularizarem a situação até 19 de maio terão o título cancelado. Quem tem o título cancelado não pode tirar passaporte nem identidade, inscrever-se em concurso público ou tomar posse em cargo público.

A Justiça Eleitoral não fará nenhum tipo de alerta por e-mail ou aplicativo de mensagem. Apenas eleitores com o e-Título instalado no celular receberão notificação sobre o cancelamento do título.

Número de eleitores que pode ter o título cancelado nas 5 cidades mais populosas do Centro-Oeste:

  1. Divinópolis: 5.381
  2. Nova Serrana: 2.662
  3. Pará de Minas: 2.654
  4. Itaúna: 2.375
  5. Formiga: 1.723

 

 

Fonte: G1 Centro-Oeste de Minas

 

 

COMPARTILHAR: